a importância do 

f l ú o r

O Flúor é um mineral presente em todas as fontes de água, e até a água do mar tem flúor. Ele é naturalmente distribuído pela natureza, sendo comumente encontrando em alimentos também. Atualmente ele é adicionado pelas companhias de abastecimento a água encanada, o que diminui a
incidência de cáries na população.

 

Por atuar no esmalte dentário em um processo de desmineralização e remineralização que é constante dentro da sua boca, o flúor se torna peça essencial para a saúde bucal. Acontece que quando fazemos as nossas refeições, a saliva que nos ajuda a digerir os alimentos que contém alguns ácidos que desmineralizam os dentes. O flúor então vai fazer com que em outros momentos, os minerais como cálcio e fósforo sejam repostos, mantendo os seus dentes sempre resistentes.
 

A grande parte dos cremes e enxaguantes bucais do mercado possuem doses razoáveis de flúor, somadas as doses ingeridas pelos alimentos e a água tratada, a fluorose dentária se torna cada vez mais comum. Ela se dá como você pode imaginar, pelo excesso de flúor no esmalte dos dentes,
causando manchas de coloração marrom clara.

 

Muito comum em crianças, a fluorose pode ser prevenida com acompanhamento do dentista. Um especialista pode identificar os primeiros sinais da fluorose, que apesar de não apresentar danos a saúde, interfere na estética bucal. Procedimentos para casos mais avançados, como a micro abrasão e o clareamento dental podem ser usados dependendo de cada caso.
 

Faça visitas regulares ao seu dentista, somente ele é capaz de identificar as necessidades para manter o seu sorriso em dia.

Av. Sete De Setembro 4923, Sala 604

Batel - Curitiba / PR

 

sk@skodontologia.com.br

41 3779 2911

41 9 9546 2518

SK ODONTOLOGIA 2019