G E N G I V I T E
o que é | sintomas | tratamento | como prevenir
A gengivite é um problema gravíssimo que atinge mais de 2 milhões de brasileiros por ano.
O QUE É ?
É uma inflamação da gengiva causada pela presença de placa bacteriana, que nada mais é do que o acúmulo de microorganismos na superfície dos dentes, língua, gengivas e bochechas.
Ela é o estágio inicial da doença da gengiva e a mais fácil de ser tratada, facilmente reversível. Nesse estágio é é possível realizar um tratamento que consiste apenas de uma escovação adequada, uso de fio dental e de enxaguantes bucais, de acordo com as indicações do dentista, impedindo a progressão das placas bacterianas e curando a inflamação das gengivas.
C I C L O D A G E N G I V I T E
o paciente não escova
porque
sangra a gengiva
porque
Quando a gengivite evolui para um estágio avançado, a Periodontite, a situação torna-se irreversível, e nesses casos, é imprescindível a intervenção do cirurgião dentista. Além da retração gengival, na Periodontite, é possível observar mobilidade dos dentes e até migração em casos mais evoluídos.
SINTOMAS
Os sintomas clássicos da gengivite incluem gengiva vermelha, inchada e sensível que pode sangrar durante a escovação. Outro sintoma de doença é o recuo ou retração da gengiva, conferindo aos dentes uma aparência alongada.
Algumas pessoas têm mau hálito freqüente ou sentem gosto ruim na boca, mesmo se a doença não estiver em estágio avançado.
TRATAMENTO
Como dito anteriormente, nos primeiros estágios da gengivite, facilmente reversíveis, é possível realizar um tratamento que consiste apenas de uma escovação adequada, uso de fio dental e de enxaguantes bucais, de acordo com as indicações do dentista, impedindo a progressão das placas bacterianas e curando a inflamação das gengivas.
Já para estágios intermediários e avançados (Periodontite), é imprescindível a intervenção de um cirurgião dentista, para realizar limpezas da placa bacteriana e aplicar produtos que evitem seu retorno, indicar medicamentos para combater a doença e raspagem dos dentes para remover o tártaro.
COMO PREVENI-LA?

Uma boa higiene bucal é essencial. A limpeza profissional também é extremamente importante, pois uma vez que a placa se acumula e endurece (ou torna-se tártaro), apenas o dentista pode removê-la.
- Mantenha uma escovação correta e faça uso apropriado do fio dental para remover placa e restos de alimentos, e para controlar o aparecimento de tártaro;
- Tenha uma alimentação correta para garantir nutrição adequada;
- Evite cigarros e outras formas de tabaco;
- E vá ao dentista regularmente;