IMPLANTES DENTÁRIOS

A técnica de implantes dentários com titânio vem sendo desenvolvida há mais de 40 anos, tendo atualmente um índice de sucesso em quase 100% dos casos.

O que são?

 

Os implantes dentários são estruturas metálicas feitas de titânio e são posicionados na maxila e/ou mandíbula para substituir as raízes dentárias de dentes extraídos, para posteriormente instalar um novo dente (prótese sobre o implante).

Por que o titânio? 

 

O titânio é um metal natural de coloração cinza prateada, e é bastante leve e ao mesmo tempo forte. Uma de suas principais características é a de se ligar ao osso humano, num processo chamado de Osseointegração, ou seja, não é rejeitado pelo corpo humano, é inerte a estrutura óssea. Por isso, é o metal preferido para procedimentos médicos e dentários, podendo substituir partes do quadril ou do joelho, e muito utilizado como parafuso para reabilitação de fraturas, além de ser o metal utilizado para os implantes dentários.

 

Quais são as indicações?

Os implantes dentários são indicados quando há perda de um ou mais elementos da arcada dentária e também muito indicado quando há perda de todos os elementos. Lembrando que a instalação dos implantes dentários, em todos os casos, exige uma avaliação criteriosa por parte do cirurgião dentista e uma equipe multidisciplinar. O procedimento deve levar em conta não só as condições do paciente antes de submeter-se à cirurgia, como também o projeto de confecção dos dentes que serão implantados, para obter um resultado satisfatório tanto estético quanto funcional. 

Quais são os cuidados necessários com os implantes dentários?


Muitas pessoas acham que os implantes dentários, por não serem dentes, não necessitam dos mesmos cuidados de higienização. E isso é totalmente errado. É preciso lembrar que os implantes dentários exigem os mesmos cuidados de manutenção que os dentes normais, como a higienização, a escovação, o uso do fio dental e as visitas periódicas ao dentista, inclusive realizando radiografias para fazer a completa avaliação do implante. 

Quando não é feito os cuidados necessários e controles periódicos no dentista, os implantes dentários podem trazer problemas ao seu usuário, com o surgimento de infecções, dores e desconforto, e em alguns casos sendo necessária a sua remoção.

 

É possível colocar os implantes e os dentes no mesmo dia?

Sim, é possível. Não são todos os casos que o paciente pode colocar implantes e dentes no mesmo dia. Depende da quantidade e qualidade do osso do paciente, e também do procedimento cirúrgico em si. 

Como é o pós operatório?

 

O pós operatório é essencial para uma recuperação satisfatória, pois em casos de negligência o tratamento pode não surtir o efeito desejado.
Alguns cuidados no pós operatório são essenciais, além do cuidado com a dieta  e disciplina na medicação, prescrita pelo cirurgião dentista.  

Tão importante quanto a higienização é o acompanhamento periódico com o seu dentista. Estes retornos para controle e manutenção nas datas agendadas devem ser cumpridos a risca. Devem ser feitas a cada três, quatro ou seis meses, conforme recomendações do dentista.

Portadores de Osteoporose podem instalar Implantes Dentários?

Confira nossa entrevista completa com o Dr. Wagner Moreira, especialista na área, explicando sobre esse tema. 

Esperamos que todos tenham esclarecido suas dúvidas, mas caso alguma outra pergunta surgir, estamos sempre a disposição! Nos siga nas redes sociais para ficar sabendo dos próximos posts do Blog SK!

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

Av. Sete De Setembro 4923, Sala 604

Batel - Curitiba / PR

 

sk@skodontologia.com.br

41 3779 2911

41 9 9546 2518

SK ODONTOLOGIA 2019