R E T R A Ç Ã O  G E N G I V A L

o que é | causas | como tratar

fonte: internet

o que é retração gengival?

Retração gengival acontece quando o tecido gengival se retrai fazendo com que a raiz dos dentes fique exposta, ou seja, a gengiva se afasta da sua posição ideal, deixando o dente mais exposto e com aparência de mais longo. Esse processo pode acontecer com um ou vários dentes.

Além da consequência estética, a retração gengival causa sensibilidade dental, dificuldade para higienização (remoção de placa bacteriana) e facilidade para a formação de cárie dental, cavidades e inflamações gengivais.

Este problema surge lentamente, mas piora ao longo do tempo, sendo que, se não for tratado quando surgem os primeiros sinais, poderá ter consequências graves, podendo provocar uma infecção ou mesmo levar à perda dentária.

como tratar a retração gengival?

A retração gengival tem cura, ou pode ser controlada se for bem tratada quando aparecem os primeiros sintomas.

É de extrema importância escovar os dentes de forma correta, menos agressiva, com uma escova macia, no mínimo duas vezes por dia, juntamente com a utilização de fio dental, todos os dias. Além de visitar o dentista regularmente quando aparecerem os primeiros sintomas.

Em casos mais graves, o dentista pode sugerir uma cirurgia gengival que consiste no recobrimento da porção da raiz do dente exposta, reposicionando a gengiva ou usando um enxerto de tecido feito, normalmente, de gengiva retirada do céu da boca.

O sucesso da cirurgia depende da gravidade do problema, assim como da idade da pessoa, capacidade de cicatrização, espessura da gengiva, e outros fatores como o consumo de cigarro e hábitos de higiene oral.

quais são as principais causas da retra​ção gengival?

O problema da gengiva retraída mais comum pode surgir por conta da má escovação dos dentes, ou quando a pessoa aplica muita força na escovação utilizando cerdas duras. Vários outros traumas dentais podem também levar a causa da retração, como lesões de cáries não tratadas, movimentação ortodôntica, má oclusão, fluxo salivar baixo, além da hereditariedade e o mau posicionamento dos dentes.

fonte: internet